Banner Flash

Energia Nuclear

A reação nuclear é a modificação da composição do núcleo atômico de um elemento podendo transformar-se em outros elementos. Esse processo ocorre espontaneamente em alguns elementos; em outros se deve provocar a reação mediante técnicas de bombardeamento de nêutrons ou outros.

A energia nuclear provém da fissão nuclear do Urânio, do Plutônio ou do Tório ou da fusão nuclear do Hidrogênio. É energia liberada dos núcleos atômicos, quando os mesmos são levados por processos artificiais, a condições instáveis.

É usada em centenas de centrais nucleares em todo mundo, principalmente em países como a França, Japão, Estados Unidos, Alemanha, Brasil, Suécia, Espanha, China, Rússia, Coréia do Norte, Paquistão e Índia, entre outros.

Para começar, o combustível é barato. As usinas nucleares podem ter despesas operacionais compatíveis com outras tecnologias à medida em que aumenta a potência instalada (economia de escala), porém a vida útil de uma usina nuclear é menor do que de uma usina térmica convencional. Os custos de investimentos em segurança dos sistemas de emergência, do armazenamento de resíduos radioativos e do descomissionamento (desmontagem definitiva e descontaminação das instalações) de usinas que atingiram suas vidas úteis é que são enormes. Na Alemanha, o preço a ser pago para essa desativação e isolamento de cada reator nuclear está destinado em algo entre U$ 10 e U$ 20 bilhões.

Vantagens


A principal vantagem da energia nuclear obtida por fissão é a não utilização de combustíveis fósseis. Considerada como vilã no passado, a energia nuclear passou gradativamente a ser defendida por ecologistas. Estes ecologistas defendem uma virada radical em direção à energia nuclear como forma de combater o aquecimento global. Em comparação com a geração hidrelétrica, a geração a partir da energia nuclear apresenta a vantagem de não necessitar de alagamento de grandes áreas para a formação dos lagos de reservatórios, evitando assim a perdas diárias de reservas naturais ou de terras agricultáveis, bem como a remoção de comunidades inteiras das áreas que são alagadas. Outra vantagem da energia nuclear em relação à geração hidrelétrica é o fato de que a energia nuclear é imune a alterações climáticas futuras que porventura possam trazer alterações no regime de chuvas.

Desvantagens


A geração de rejeito radioativo de usinas nucleares é normalmente baixa, mas representa um problema, pois os elementos contidos no combustível queimado, principalmente os produtos de fissão, demoram um tempo muito longo para decaírem em outros elementos e apresentam alta radioatividade, portanto, é necessário que eles fiquem confinados em um depósito próprio onde não possa haver nem interferência humana externa, nem interferência ambiental (já que a interferência ambiental pode causar vazamentos e deslocamentos dos elementos).


Produção no Brasil


O Brasil tem um programa amplo de uso de energia nuclear para fins pacíficos. Cerca de 3 mil instalações estão em funcionamento, utilizando material ou fontes radioativas para inúmeras aplicações na indústria, saúde e pesquisa. No ano passado, o número de pacientes utilizando radiofármacos foi superior a 2,3 milhões, em mais de 300 hospitais e clínicas em todo o Brasil, com um crescimento anual da ordem de 10% nos últimos 10 anos.


Vantagens e desvantagens da energia nuclear, uma energia não renovável


A energia nuclear é uma das alternativas energéticas disponíveis no mundo. Muito se discute a respeito da implementação de centrais energéticas que usem como matéria-prima elementos químicos, como por exemplo Urânio. A energia nuclear apresenta diversas possibilidades de utilização, mas também grandes riscos. Dessa forma, é importante avaliar-se as vantagens e desvantagens do uso de energia nuclear.


Vantagens da energia nuclear
  • Não libera gases estufa;
  • Exigência de pequena área para construção da usina;
  • Grande disponibilidade de combustível;
  • Pequeno risco no transporte do combustível;
  • Pequena quantidade de resíduos;
  • Independência de fatores climáticos (ventos, chuvas);

Desvantagens da energia nuclear

  • O lixo nuclear radioativo deve ser armazenado em locais seguros e isolados;
  • Mais cara, quando comparada a outras formas;
  • Riscos de acidentes nucleares;
  • Problemas ambientais, devido ao aquecimento de ecossistemas aquáticos pela água de resfriamento dos reatores.




Foto do holandês Robert Knoth divulgada pela organização ambiental Greenpeace, retrata as consequências na saúde humana causada pela catástrofe nuclear de Chernobyl, ocorrida há 20 anos.

A explosão do reator da usina nuclear na Ucrânia, em 26 de abril de 1986, teve um efeito devastador sobre os sobreviventes da tragédia, diz a organização.

Além de provocar doenças psicológicas na população afetada, o acidente também causou o aumento da incidência de câncer, doenças cardiovasculares e do número de malformações fetais e  mutações cromossômicas.

A Ucrânia e o mundo relembraram nesta quarta-feira os 20 anos do pior acidente nuclear da história. No dia 26 de abril de 1986, o reator número 4 da usina de Chernobyl sofreu duas explosões, emitindo radiações equivalentes a 400 bombas atômicas despejadas em Hiroshima.




Atualmente, Chernobyl é uma cidade fantasma. Apenas 350 pessoas vivem no local e mesmo assim precisa deixar a zona contaminada a cada 15 dias para evitar consequências sérias para a saúde.

Os efeitos de Chernobyl não são sentidos apenas na cidade. Fora dela, crianças continuam sofrendo graves problemas de saúde, como câncer.

A tabela que se segue foi feita através de estudos e investigações feitos em animais, e nas vítimas sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki, e em pessoas expostas a radiações nucleares. O objetivo é perceber a relação entre as doses de radiação recebidas (exposição distribuída uniformemente em todo o organismo) e os efeitos das mesmas no organismo humano.




Conclusão





A energia nuclear é, sem dúvida, o futuro das energias, atualmente, cada vez mais são os projetos desenvolvidos pelos países de forma a apostar nesta energia, e os que já produzem apostam cada vez mais nesta forma de energia rentável.

É uma energia com inúmeras vantagens, tanto a nível energético, como ambiental e econômico, mas como contrapeso as suas desvantagens são demasiadas pesadas para qualquer país. Os acidentes afetam sempre em grande escala a população, refletindo suas consequências durante anos nas gerações presentes e vindouras, fardo demasiado grande para qualquer país.

A radioatividade, descoberta em 1896, tem inúmeras utilidades, estas cada vez mais utilizadas a larga escala no nosso planeta. Um dos grandes medos, a nível mundial, é que a energia nuclear seja utilizada para fins bélicos, como em Hiroshima, causando assim danos irreversíveis, e que exploda, a nível mundial uma guerra nuclear.

Na nossa opinião a energia nuclear poderá ser uma possibilidade a por em uso, mas o país que o fizer, tem de estar disposto desde então, a carregar o pesado fardo em caso de acidente, tal como a população desse país, caso aprove a sua utilização.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas.