Banner Flash

Energia Geotérmica

Energia geotérmica também conhecida como geotermal, é aquela gerada através de calor proveniente do interior da terra.  Esse calor é transformado, na usina geotérmica, em eletricidade.

A energia geotérmica existe desde que o planeta foi criado. GEO significa terra e TÉRMICA está ligado a quantidade de calor. Abaixo da crosta terrestre existe uma rocha líquida, o magma. A crosta terrestre flutua neste magma, que por vezes atinge a superfície através de um vulcão ou de uma fenda. Os vulcões, as fontes termais e os gêiseres são manifestações conhecidas desta fonte de energia.

Aproximadamente todos os fluxos de água geotérmica contém gases dissolvidos, sendo que estes são enviados a usina de geração de energia junto com o vapor de água. De um jeito ou de outro, estes gases acabam indo para a atmosfera. A descarga de vapor d'água e CO2 não são de séria significância na escala apropriada das usinas geotérmicas.





Histórico

A primeira tentativa de gerar eletricidade de fontes geotérmicas se deu em 1904 em Larderello na região da Toscana, na Itália. Contudo, esforços para produzir uma máquina para aproveitar tais fontes foram mal sucedidos, pois as máquinas utilizadas sofreram destruição devido a presença de substâncias químicas contidas no vapor. Já em 1913, uma estação de 250 KW foi produzida com sucesso e por volta da Segunda Gerra Mundial 100 MW estavam sendo produzidos, mas a usina foi destruída na guerra.

Por volta de 1970, um campo de gêiseres na Califórnia estava produzindo 500 MW de eletricidade. A exploração desse campo foi dramática, pois em 1960 somente 12 MW eram produzidos e em 1963 somente 25 MW. México, Japão, Filipinas, Quênia e Islândia também têm expandido a produção de eletricidade por meio geotérmico.

Na Nova Zelândia o campo de gases de Wairakei, na Ilha do Norte, foi desenvolvido por volta de 1950. Em 1964, 192 MW estavam sendo produzidos, mas hoje em dia este campo está acabando.

Portugal conta com uma moderna central geotérmica em funcionamento na Ilha de São Miguel, Açores, isto para além outra mais antiga, e está a ser acabada uma nova na Ilha Terceira, Açores.


Método


São feitos furos na crosta terrestre até chegar aos reservatórios de água e vapor, estes são drenados até a superfície por meio de tubos e canos apropriados. Através destes tubos o vapor é conduzido até a central elétrica geotérmica e irá acionar as turbinas, a energia mecânica produzida da turbina é transformada em energia elétrica através de gerador. A diferença destas centrais elétricas é que não é necessário queimar um combustível para produzir eletricidades.

Após passar pela turbina o vapor é conduzido para um tanque onde será arrefecido. A água é novamente canalizada para o reservatório onde será naturalmente aquecida pelas rochas quentes.






                                             Usina geotérmica de Nesjavellir, Islândia.


Energia Geotérmica no Mundo


O mapa abaixo mostra a capacidade instalada de energia geotérmica no mundo (10.715 MW no total).  Estados Unidos, Filipinas e Indonésia são os países com maior produção. As áreas com maior potencial para uso dessa energia, representadas em diferentes tons de vermelho, coincidem a grosso modo com as áreas de transição entre as placas tectônicas. Por ter seu território situado no interior de uma dessas placas, o Brasil não apresenta grande potencial de exploração da energia geotérmica. (Fonte: reprodução / GFZ)





Custos


A economia da exploração de um particular campo depende de vários fatores incluindo custos de exploração, desenvolvimento de reservatórios, pureza e temperatura da água, taxa de fluxo, o tipo da fábrica, o grau de proteção ambiental exigida. 

O alto custo de produção das usinas, principalmente o da perfuração inviabiliza muitos projetos, mas a economia em combustível torna bem mais barato em produzir essa energia do que a eletricidade de usinas convencionais.


Vantagens

  • Menor possibilidade de esgotamento;
  • Emissão de gases poluentes praticamente 0%;
  • As usinas geotérmicas são construídas nos grandes centros, dispensando as redes de transmissão de energia elétrica;
  • Mais segura e de mais fácil manutenção.

Desvantagens

  • Fonte de energia que requer custos de investimentos altos;
  • É restrita, não sendo encontrada em todos os países;
  • Pode provocar instabilidade geológica, caso seja utilizada de maneira inadequada;
  • Deve haver tratamento de água proveniente das camadas subterrâneas, pois pode conter grande quantidade de minérios que prejudicam a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas.