Banner Flash

Biomassa

A biomassa está presente em tudo que é vivo, ou seja, animais, vegetais e resíduos liberados por eles. A cana-de-açúcar, restos de madeira, estrume de gado, óleo vegetal e lixo urbano são exemplos de biomassa que podem ser transformados em biocombustíveis capazes de fornecer energia elétrica. A biomassa é transformada em energia através da combustão dessas matérias orgânicas. Esta fonte de energia renovável deriva outros produtos, como exemplo o Biodiesel, Biogás, Óleo Vegetal, Bioetanol entre outros.

Suas vantagens são o baixo custo, é renovável, permite o reaproveitamento de resíduos. O principal benefício da biomassa é que não causa as grandes emissões para a atmosfera de dióxido de enxofre, como outros combustíveis fósseis. O balanço do dióxido produzido na queima da biomassa é igual a zero, devido à sua absorção no processo de fotossíntese. A geração de energia através da biomassa pode contribuir para a diminuição do efeito estufa e do aquecimento global.

Mas apesar de tantas vantagens, a utilização da biomassa em larga escala requer cuidados para que seu uso descontrolado e sem planejamento não traga impactos ambientais preocupantes, como a destruição da fauna e da flora com extinção de espécies; contaminação do solo. Outras desvantagens desta fonte de energia é que esta exige dezenas de toneladas de vegetais para produzir poucos watts de potência.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Boas vindas.